sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PENSE NISSO

Olha só que interessante!

O REINO UNIDO ANUNCIA REGRAS CONTRA A PIRATARIA
(FONTE: Caderno de Tecnologia do Estadão, 29/01/2009, http://www.estadao.com.br/tecnologia/not_tec315093,0.htm)

Enquanto nós brasileiros aproveitamos para copiar, colar, modificar, reproduzir indiscriminadamente a informação pelo meio digital, seja ela música, poesia, um texto, conto ou até mesmo uma obra audiovisual; desrespeitando o autor e abusando ilegalmente de suas obras, deixando ele a ver navios quanto aos seus direitos de autor, contribuindo e incentivando para desvalorizar nossa própria cultura, outros países já iniciam formas de proteger a sua produção cultural, respeitando e dando o devido crédito aos autores além de investir na educação de seus internautas, desde os mais jovens, para preveni-los dos perigos online.

Outro dado interessante: 95% DOS DOWNLOADS DE MÚSICA SÃO ILEGAIS
(Fonte: Caderno de Arte e Lazer do Estadão, 16/01/2009, http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art308207,0.htm)

Acho que o download ilegal não é só culpa do preço de venda do cd avaliado como caro pelos consumidores. Logicamente ele poderia ser diminuído se diminuíssem o valor dos impostos nele contidos... E há propostas , projetos de lei nesse sentido, visando incentivar a venda dos CDs e combater a pirataria.

Aliás, o cd está virando “artigo de luxo”. Chique, né?
Triste...

A meu ver o problema é muito maior!
É uma questão MORAL, de FALTA de educação da população. Não tem a ver com ser rico ou pobre.
É a mania de se querer tirar vantagem em tudo, de pensar somente no próprio umbigo e querer ser o “esperto”.
Pensa bem. Quem tem acesso à internet hoje em dia? Ainda é a minoria, não é? Banda larga para download então...piorou! Restringiu mais ainda, não é mesmo? Então... se o acesso e uso à internet ainda predomina nas classes mais elevadas, como explicar tanto download ilegal de música? Essas pessoas não tem condições de comprar uma única música ???

Já existe a possibilidade se comprar uma única música em outros formatos, como o mp3. Por que a maioria não compra???

Bom, se formos analisar o fator preço... Comprar UMA música pode ser considerada:
- MUITO acessível se comparado ao preço de um cd. Ok, mas partindo do princípio da economia... melhor ter acesso a pelo menos um pouco do conteúdo de forma LEGAL do que NADA. Não é mesmo??? Além disso você não precisa se privar do conteúdo ou se endividar para poder ter aquilo que você curte. Não é mesmo?
- Um pouco salgado se analisarmos o preço do formato mp3 por si só. Bom...tudo tem o seu preço. Se as pessoas querem se modernizar, pagar menos do que costumavam pagar, e ter comodidade... oras! É natural que MUITA gente, de áreas de negócios completamente diferentes precisem trabalhar JUNTO para poder lhe oferecer essa possibilidade. Lembrando que todo mundo quer ser recompensado pelo seu trabalho...Isso explica! Ou não???
Agora, se formos analisar pela educação...

Faça a SUA parte, RESPEITE o criador e a sua obra e a si mesmo, CONTRIBUA para a manutenção e valorização da cultura. Está nas nossas mãos usar esse meio digital para o BEM ou para o MAL. A humanidade agradece!

Bom já atazanei você bastante por hoje. “Só por hoje!”

PENSE NISSO.

2 comentários:

Flávinho disse...

Atazanou?
Nossa, adoramos quando nos atazana...rs
Vamos imaginar a situaçao de uma outra forma...
Imagine que um musico foi a um restaurante, comeu, bebeu, disfrutou de bons momentos...na hora da conta ele tem que pagar certo?
Quando preciso de um tenis novo nao vou na loja, escolho, provo e saio correndo com o produto....
Não baixo minhas refeiçoes ou compras pela internet...é uma comparaçao ridícula né?
Ridículo é nao valorizarmos o trabalho do artista no qual nos consideramos seu fã...Isso é uma grande hipocresia, falta de respeito, de ética e sobretudo de educação!
Beijos...Flávinho.

Unknown disse...

Além de artigo de luxo... o Cd ganhou o nome de artigo de colecionador... que era oq eu mais ouvia qd trabalhava nesse ramo ...

Mas ainda sei q poucos fazem a sua parte e respeitam... mas falta a midia colocar isso na cabeça do povo, pq a hora q a Globo ou outras emissoras começarem a colocar isso na cabeça da população, ai isso acaba...

beijos,
Pam