quinta-feira, 24 de julho de 2008

DIREITOS INDIVIDUAIS X INTERESSE PÚBLICO

Sou brasileira nata e apaixonada por este país. Fico indignada quando me deparo com notícias que banalizam a justiça, a segurança pública e a imagem do Brasil.

Quanto às algemas... É sabido que elas são utilizadas em grande parte do mundo, e em alguns países algemam não somente as mãos como também os pés. Em outra parte, já inventaram até chip. Enquanto no Brasil, quem deveria apodrecer na cadeia recebe habeas corpus para gozar a vida e gastar os milhões que roubou do povo.
Nunca entendi a tal “prisão especial”... Deveria ser tida como um insulto à cidadania. É o fim da picada ter um benefício penal desses, permitindo pelas qualidades “morais e sociais”, o réu ou indiciado, ter um tratamento melhor que os outros presos. O que se quer: preveni-los de conseqüências graves e irreparáveis que a convivência desordenada com presos perigosos, poderia lhes causar? E o que eles próprios já causaram aos outros não se leva em conta???
Prisão especial, para existir e ser garantida, deveria préviamente proporcionar a todos os cidadãos brasileiros as mesmas condições de educação, saúde e etc. Mas infelizmente não é essa a nossa realidade.

Me entristece ver pessoas esbanjarem tranqüilidade em meio às aberrações inseridas em nosso cotidiano.
Gente morrendo, o tráfico de drogas rolando solto, a violência ilimitada que atinge desonestamente o cidadão brasileiro punindo-o pela sua INÉRCIA,PASSIVIDADE e CONFORMISMO; funcionários públicos sendo afastados do cargo por exercer sua função profissional, e gente que rouba o dinheiro da nação recebe liberdade da justiça para usufruir livremente do objeto do crime!

Por que a maioria dos cidadãos se coloca INERTE à realidade que se apresenta? FOGE de protestos! O que falta para que ATITUDES sejam tomadas: informação? Ou será que o medo tomou conta geral?

Vivemos num país onde quase nada funciona: a educação é precária, a saúde há anos fora abandonada, a política é piada, o senado pura covardia, agora chegou a vez de avacalharem com o judiciário.

Espero que a greve dos Correios, a polêmica criada em torno dos bafômetros e algemas, a crise do judiciário e os riscos de banalizar o poder de mandado, nos ajudem a pensar e debater sobre a postura que devemos tomar diante dos fatos que se apresentaram no decorrer deste mês de julho, criando uma nova consciência em favor da coletividade e do bem estar social.

O povo aprende com os próprios governantes como andar fora da lei e continuar impune. “O exemplo vem de cima”. Mas esquecem que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco! Por isso vale a pena dar uma olhada nas informações a respeito dos candidatos às próximas eleições fornecida pela Associação dos Magistrados Brasileiros( http://www.amb.com.br/portal/index.asp?secao=listacandidatos ).

A iniciatica da AMB é extremamente PERTINENTE, lembrando que estamos em ano de eleição e a RESPONSABILIDADE pela escolha de nossos representantes é somente nossa.

O eleitor precisa conhecer e se INFORMAR sobre as atitudes do candidato que escolhe. A exposição do “curriculum” dos candidatos aos cargos políticos deveria ser obrigatória e exaustivamente publicada em todos os meios de comunicação, já que pela nossa lei, o tribunal não pode impedir a candidatura deles ( o que é um absurdo!).
Temos que procurar candidatos com condutas éticas e morais de acordo com nossas expectativas e não mais aqueles que de alguma forma estejam envolvidos em processos ou escândalos. MALDADE E VERGONHA é dificultar o acesso a este tipo de informação!

Nenhum comentário: