quinta-feira, 2 de julho de 2009

EU FUI

Ontem eu fui no “#Fora Sarney”, manifestação divulgada no Twitter, com grande adesão de pessoas na forma virtual de se protestar sobre algo que não concordam.
Verdade que na realidade, lá na Paulista, tinham poucas pessoas. Umas 50...talvez 100 devam ter passado por lá. Umas mais tímidas, outras curiosas, ...teve quem fosse para tirar foto com celebridade e teve quem foi a fim de se expressar sobre a realidade brasileira. Não estou aqui para julgar quem foi. Estou apenas descrevendo as minhas impressões sobre o que vivi naquele dia e momento.
Confesso que convidei alguns conhecidos mas a verdade é que fui só. Entendi naquele momento que para me manifestar não preciso de ninguém a não ser de mim mesma. Da minha boca, de minhas pernas, da minha mente e do meu coração.
Cada um com seus motivos, mas eu sei bem que cada vez mais tenho menos gente com quem contar. Quem sabe esteja totalmente só!
Fui lá...porque me ENTRISTECE MUITO:
ler nos jornais que o barranco caiu, levando um amontoado de tábuas chamadas de “casa” e matou pessoas...
que a maior parte da população não deve andar nem de ônibus e sim a pé...
que tem gente no sertão vivendo de forma escrava...
que não se vivem com dignidade recebendo somente um salário mínimo...
que tanta gente sofra e morra nas filas dos hospitais públicos a espera de atendimento e cura...
que não tem emprego para a maioria das pessoas...
que ainda temos crianças morrendo de inanição...
que no inverno há ainda quem morra de frio...
que não há escolas e professores suficientes para tanta gente que precisa aprender...
que o professor seja tão desvalorizado e desrespeitado neste país...
que quanto mais uns poucos têm, menos eles querem dividir...
que quanto mais se rouba, menos se distribui para quem precisa...
que quanto mais corrupção houver, menos chances de sobreviver neste país haverá...
que a dignidade é uma jóia rara e em vias de extinção neste país
que tem pouca gente se interessando por cidadania...
que tem quem roube e até mate para sobreviver enquanto não administram bem o dinheiro público...
Não conheço o Sarney como pessoa. Mas tenho lido a respeito de sua trajetória na política do nosso país. Lembro-me bem de vê-lo na TV quando pequena... no luto que se chorou pela morte do Tancredo... Imagino que a tarefa daqueles que estão no poder com a função de administrar este país não seja nada fácil. Tantas alianças, negociações,...fico até me perguntando se nestas horas eles se esquecem ou continuam a se lembrar que o Brasil não é um mero nome, composto de letrinhas mas formado de seres humanos, de carne e osso, que respiram e sentem na pele as consequências de tudo o que eles fazem lá no Legislativo, Executivo e no Judiciário.
Você é capaz de abrir a janela do seu carro quando para no farol vermelho?
Você fica parado em seu carro, em plena madrugada, esperando o semáforo abrir para prosseguir o seu caminho?
Você já foi conhecer a comunidade carente mais próxima a sua casa?
Você imagina ser possível viver neste país sem saúde, educação, moradia, saneamento, emprego?
Qual o seu nível de satisfação com a administração do seu país?
Alguma sugestão para melhorar isso?
Pois então, diante das minhas insatisfações fui lá me manifestar.
Se adianta protestar ou se isso vai mudar ou não algo, eu não sei.
Mas que independente disso eu quero manifestar a minha opinião sobre o que me agrada e o que não. Quero mostrar a minha insatisfação com esses fatos que estão ocorrendo. Acho que se a gente não fala o que a gente pensa/quer os outros nem sempre são capazes de adivinhar. Supor é uma coisa, ter certeza é outra. Entre as duas há uma grande diferença.
Sei que tem quem ri disso aqui. Fique a vontade!
Eu tambem quero sorrir e viver.
E, como dizia Fernando Pessoa:
“Tudo vale e pena se a alma não é pequena.”
Paty Z.

Nenhum comentário: