Como bem canta Jorge Ben “... moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza...”
Um verão colorido. O sol brilha tão forte e ilumina tudo. O céu azul e as nuvens passeando lindamente fofas como algodões que se aglomeram, se unem e se engrandecem com o intuito de refrescar a terra, as flores, as ruas e as pessoas... Até lavar os carros, transbordar rios, boeiros e córregos. A natureza é sábia. Podemos aprender com ela. Mas o calor... que CALORRRRRR!!!
Fico me questionando de onde veio a maneira ( ou será mania???) de se vestir com trajes formais. Nada contra eles. Pelo contrário, são elegantes. Contudo acho um tremendo absurdo impor a alguém que se vista de terno e gravata para ficar exposto ao sol à pino em pleno verão brasileiro. Nem todos que assim se vestem podem trafegar confortavelmente em transportes ou trabalhar em local onde haja ar condicionado. É desumano submeter um funcionário a vestir este tipo de roupa, passando o maior calor, passando mal a ponto de correr o risco de faltar ao trabalho por desidratação. Não é somente o empregado que perde. A empresa também perde e muito!
Será que é possível repensar e adequar os trajes ( uniformes) dos funcionários das empresas de segurança para que possam trabalhar sem serem torturados pelo calor???
Há tanta gente criativa no Brasil... Temos excelentes estilistas e consultores de moda. Por que não contratá-los para o bem de seus funcionários e empresas???
A imagem é importante. É lógico que não estou propondo vestir funcionários de bermuda, chinelo e regatas mas algo um pouco mais confortável. Uma camisa de manga curta feita de tergal ou algum outro tecido mais leve, um colete... sei lá!
Deve haver uma maneira de passar seriedade e formalidade sem submeter funcionários a este mal estar. O rendimento cai quando não nos sentimos bem. Experimenta trajar terno e gravata debaixo do sol de verão por algumas horas. Como se sentiria?
O fazer bem feito, a seriedade e o profissionalismo estão muito além da aparência. De fato ela ajuda mas não é tudo e precisa sim de outros requisitos para ter credibilidade. Será que você poderia propor isso à alguma empresa que conhece???
Pense nisso.
PatyZ.