quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Contagem regressiva para a virada da ampulheta!

Acabo de ler a revista Cláudia que peguei emprestada na casa da minha mãe. Adorei as matérias que li lá. Especialmente a da Senadora Marina Silva e, confesso ter ficado muito orgulhosa desta brasileira. Uma mulher batalhadora mas principalmente de realizações importantes que vou fazer questão de acompanhar com bastante atenção e respeito.
Lembro-me de acompanhar os capítulos de um documentário que vi sobre os índios há muitos anos atrás no qual mostravam uma comunidade indígena, seus comportamentos e tradições... o ritual para a caça, os banhos nos rios, a construção da maloca, seus hábitos alimentares, os cantos, as consultas feitas ao pajé, o artesanato e até o parto de uma índia na beira do rio! Uma das coisas mais lindas e emocionantes que já assisti na TV (Cultura, acho) até hoje.
A natureza me encanta tanto quanto o comportamento dos seres humanos, assim como a visão das estrelas com a lua no céu e todos os outros planetas integrantes deste universo infinitamente admirável. Sem falar das nuvens tranquilamente a vagar para lá e para cá... Da força do vento, o estalar da chuva e o calor que emana da grande bola de fogo chamada sol.
E lá vai mais um ano. Passou tão rápido! São sempre os trezentos e sessenta e cinco dias, às vezes um dia a mais, mas como oscila o tempo! O mesmo minuto que parece durar segundo e outras vezes uma eternidade. Tão valioso. Sempre um presente, passado ou futuro. Nada parece ser exato apesar de estarmos sempre escolhendo por este ou aquele. Assim foi comigo este ano. Colhendo os frutos das ações praticadas no passado recente e longínquo, mas também semeando outras sementinhas para os próximos segundos, minutos, horas, dias e anos que virão pela frente.
O ano de 2009 iniciou com um sonho que tive na praia. Um sonho esquisito onde eu estava de ponta cabeça... e a minha vida virou literalmente de ponta cabeça! Uma novidade atrás da outra. Dificuldades que me ajudam a ver as coisas sob um enfoque diferente e enriquecedor. Elas me fazem sentir a felicidade com mais intensidade como também mostram que nada é igual o tempo todo e que posso superá-las com calma, persistência, sabedoria, consciência e amor. Sonhei também, àquela época, com uma flor que mais parecia um abacaxi rosado e congelado pendurado numa árvore do tipo araucária... coincidentemente passei a observar as flores e seus perfumes com mais atenção. Cheguei até a retratá-las e postá-las por aqui, mesmo sem ter preparo para fotografar.
Voltei a estudar, a delegar mais, a fazer doces, a experimentar mais, cantar e arriscar outros caminhos... Fiz novas amizades, reencontrei amigos antigos queridos, conheci a minha linda e nova sobrinha! E convivi com a minha iluminada e grande companheira Lua, por quem meu amor é infinito. Que me ensina coisas que sozinha jamais seria capaz de perceber e aprender. Que colore a minha vida nos momentos preciosos do dia a dia; com a voz mais doce que já ouvi. Geralmente com um olhar atento e de descoberta, de encanto, leveza, atenção, sensibilidade, bondade e paz.
Também viajei para longe e para perto pela internet que é capaz de proporcionar um mundo virtual cheio de possibilidades e escolhas, produzidas pelas mãos/vozes e letrinhas tecladas de outros seres... ora cantando, ora refletindo, sorrindo e até mesmo somente observando. Ora causando indignação, surpresas, gargalhadas... Ora debatendo, ouvindo, assitindo... aprendendo e vivendo... experimentando uma forma nova de relacionamento e conexão com o mundo. Um mundo virtualmente possível, com suas verdades, bondades, maldades, mentiras... com sua ética particular, regras próprias que vão surgindo aos poucos e uma privacidade ilusória infestada de curiosidades, sonhos, fantasias, esperanças e ilusões mas também de realidades.
Vamos ver o que 2010 nos reserva...
Paty Z.

Experimenta:
Os anjos de Wiona, de Aurio Corra
Devotion Music from a Celtic Legend

O CD todo é maravilhoso!

Nenhum comentário: